Ingeligência Educacional

Um processo desenhado para monitorar habilidades.

Um processo desenhado para ajudar.

Com o E.I. é possível obter relatórios precisos do processo educacional relativos às avaliações das capacidades dos alunos, das atividades pedagógicas, da carga horária e duração do curso. Um acompanhamento em tempo real destas variáveis ao longo do ano letivo, semestre ou dos cursos, pode ser associado ao uso dos jogos como atividades desenvolvedoras de habilidades educacionais. Essa análise pode ser realizada em qualquer aplicativo, jogo e/ou suítes que registre seus escores de maneira organizada.

Em vários países, a realização de escolas é medida por Índices de Desempenho Acadêmico que incluem a avaliação da estrutura da escola, do corpo de professores e do desempenho dos alunos. As diferenças individuais que influenciam o desempenho acadêmico têm sido associados a diferenças na inteligência e personalidade. Alunos com maior habilidade mental como demonstrado por testes de QI e aqueles que são mais altos em conscienciosidade (ligada ao esforço e motivação de realização) tendem a atingir altas performances em ambientes acadêmicos. Uma recente meta-análise sugeriu que a curiosidade intelectual (medida pelo engajamento intelectual típico) tem uma influência importante no desempenho acadêmico, além de inteligência e consciência. (VON STUMM, HELL, CHAMORRO-PREMUZIC, 2011)

A comunidade EducatuX, acredita que os jogos são excelentes estimulos para desperta a curiosidade. que seja possível obter melhores resultados na melhoria da qualidade na educação, auxiliando professores através da tecnologia na obtenção de dados precisos sobre o desempenho dos alunos levando como base as atividades que são realizadas em práticas dinâmicas, online ou não.

O processo

O Projeto EducatuX está direcionado a criar no ambiente escolar um gerenciamento de resultados de diferentes fontes de avaliação educacional, incluindo as habilidades desenvolidas pelos jogos educativos. Desta forma, os atores da educação e do ensino passam a ter acesso a informações antes não mapeadas ou geridas apenas por parte da gestão escolar.

O Conceito de E.I., através do EducatuX, ganha um formato mais objetivo e acessível a todos os usuários através das etapas a baixo:

  • Geração de escores dos jogos
  • Coleta dos resultados
  • Armazenamento
  • Consolidação e correlação das informações
  • Geração de relatórios.

Geração de escores dos jogos - Seja com o professor, com a família ou sozinhos, as crianças jogando no EducatuX estarão gerando seus escores, mapeados por tempo e habilidades que estão sendo utilizada.

Coleta dos resultados - Conectado a internet o sistema é capaz de coletar e transmitir os dados de escores a um servidor na web.

Armazenamento - Os dados de escore são então armazenados em um SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados).

Consolidação e correlação das informações - Capacidade de analisar os resultados obtidos por um ou mais alunos, agrupados por turma ou instituição fornecendo informações consistentes para a geração dos relatórios.

Geração de relatórios - Apresentação dos resultados identificando as habilidades desenvolvidas através de análises multinível por um aluno, classe, escola ou rede de escolas.

Veja o EducatuX em ação.

Próximo