free html web templates

100% BNCC

O EducatuX é 100% aderente as Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entenda como isso é possível e como nossa equipe pode ajudar sua escola.

Mobirise
Os créditos da imagem acima é do projeto Movimento pela Base Nacional Comum em conjunto com a Center Curriculum Redesign, apresentado no documento Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC. Colocamos uma logo do EducatuX ao lado de cada uma das competências gerais apresentadas que são aderentes à proposta pedagógica do EducatuX, suas ferramentas, objetos educacionais e jogos. Saiba mais.
  1. Conhecimento - A construção do conhecimento está diretamente ligada à questão da propriedade intelectual e à filosofia do software livre. Abre uma excelente oportunidade para a escola debater o conhecimento, o licenciamento, copyright, copyleft dos softwares, recursos sociais, pesquisas, audiovisual, privacidade, transparência e acesso à informação. Você sabia que iniciativas como Serenata de amor, assim como a maioria das plataformas de acesso a informações do governo são produzidos com software livre?
  2. Pensamento científico, crítico e criativo - Os objetos educacionais de produtividade, autoria e desenvolvimento presentes no EducatuX permitem apresentar ao aluno como construir conexões entre experimentos, desafios com processos produtivos e lógicos, permitindo desenvolver o pensamento científico, crítico e criativo. Programas como Blender, Inkscape, Scribus, Gimp, LeoCad, FreeCad, Sterllarium e muito mais, são multidisciplinares e permite a execução de projetos impressionantes.
  3. Repertório cultural - A internet, dispositivos móveis, foram sem dúvidas os maiores vetores da revolução cultural de toda evolução da civilização humana. Pesquisar a história de qualquer cultura em qualquer lugar do Mundo está ao alcance dos alunos através de ferramentas como Google Earth, Marble, além é claro da própria internet.
  4. Comunicação - As ferramentas multimídia e de produtividade do EducatuX proveem uma poderosa plataforma de criação de canais de comunicação para projetos integrados e multidisciplinares. Será possível montar o canal do youtube da escola com alunos e professores, podcasts, até a banda de música da escola é beneficiada com softwares de edição de vídeo, imagens, áudio, midi, partituras.
  5. Cultura digital - Compreender como funcionam os processos de produção de software ou um jogo. Compreender a cultura Maker, Iot, Impressão 3d. No EducatuX ferramentas de desenvolvimento e criação estão presentes por todos os lados. Tecnologias como Python, R, Node, PHP, Scratch, Greenfoot, Git, são nativas e fáceis de se utilizar. Acesso a comunidades de desenvolvimentos colaborativos por todo o planeta também é uma realidade no EducatuX.
  6. Trabalho e projeto de vida - Ao prover acesso às ferramentas científicas e produtividade consagradas no mercado, o EducatuX abre espaço para um debate profundo e prático sobre "o que eu quero ser quando crescer?" Com o EducatuX é possível experimentar um pouco das principais áreas do conhecimento científico e técnico.
  7. Argumentação - Ser capaz de, com o uso de ferramentas, jogos e objetos educacionais o exercício da argumentação individual e coletiva. O uso de recursos como MediaWiki, permitem que toda escola argumente, debata, e produza seu próprio conteúdo em uma plataforma inteligente e aberta. Trabalhos pedagógicos que antes eram realizados utilizando apenas cartolinas e murais, agora podem ser publicados na intranet e até mesmo internet da escola contando com argumentos e contribuições de toda comunidade escolar. 
  8. Autoconhecimento e autocuidado - A gamificação oferece a capacidade de experimentarmos situações sem corremos ou minimizando riscos, isso ajuda a aprendermos a controlar emoções, encontrar equilibrio emocional, autoconfiança, autoestima. Pretendemos, em curto prazo, prospectar um software capaz de simular em 3d o corpo humano e um simulador de vída similar ao "The Sims".
  9. Empatia e cooperação - Projetos de prototipagem, robótica e impressão 3d, integrando disciplinas como Matemática, Física, Artes podem fazer com que aqueles trabalhos com pouca participação se torne algo inclusivo, que estimulem a cooperação e a empatia entre os alunos envolvidos. Tecnologias como Amazon Rekognition, podem ajudar aos alunos a compreenderem como máquinas podem entender como estamos nos sentindo. 
  10. Responsabilidade e cidadania - É impossível pensar em um mundo onde a responsabilidade e a cidadania não estejam diretamente relacionadas ao conhecimento das tecnologias e como elas podem melhorar ou piorar nossas vidas. Discutir isso dentro da escola fazendo uso de ferramentas de software livres disponíveis no EducatuX, com possibilidades de desenvolver, criar e simular diferentes contextos e cenários traz para dentro da escola uma visão alinhada às melhores práticas científicas. 

Podemos construir com sua escola, uma realidade onde o ensino e a tecnologia não encontrem obstáculos na integração de uma com a outra, que seja visto como algo natural, encorajador, além de um ambiente de descoberta de grandes talentos.

Endereço

SRES Quadra4, Bloco B, 08
Brasília - DF, 70648023

Contato

Email: suporte@educatux.com.br
WhatsApp: +55 (61) 98210 4404 
Formulário de Contato